TRT-MA contrata portadores de deficiência auditiva

Compartilhe

Os servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), que vão recepcionar os portadores de deficiência auditiva contratados pelo Tribunal para trabalharem em unidades do TRT e Varas da capital, participam até sexta-feira (28/01) do Curso  sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No Dia 1º de fevereiro é a vez dos portadores de deficiência auditiva participarem de atividade de ambientação com servidores e juízes para que possam começar a trabalhar.

O curso de Libras está sendo ministrado pela pedagoga e especialista em educação especial, Lídia Maria Trinta Arouche, presidente da Associação dos Surdos do Maranhão (ASMA) e pelo intérprete de Libras, Alberto da Silva Lima. As aulas teóricas e práticas ocorrem, das 8h às 12h, no auditório (1º andar) do Fórum Astolfo Serra (sede das VTs da capital), no bairro Areinha.

O TRT contratou 18 portadores de deficiência auditiva e dois intérpretes para prestar serviços em unidades do tribunal e Varas do Trabalho de São Luís e de Imperatriz. Eles começam a trabalhar em fevereiro. A iniciativa é resultado de convênio com a ASMA e, de acordo com a associação, o TRT do Maranhão é o primeiro e único parceiro da entidade a promover, em um só tempo, cursos de sinais e contratar portadores de deficiência auditiva, acompanhados de intérpretes que viabilizem sua comunicação.                  

Essas medidas fazem parte do Projeto Incluir, desenvolvido para atendimento e inclusão de pessoas portadores de necessidades especiais. O projeto será lançado no próximo dia 1º, às 9h, no pela presidente do TRT, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. Em seguida ocorrerão as atividades de ambientação dos portadores de deficiência auditiva.

 

Fonte: TRT-MA