TRT14 promete alinhar metas para melhorar eficiência

Compartilhe

A Justiça do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) vai manter o compromisso de alinhamento das suas metas com as metas nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A nova presidente do TRT14, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, eleita para o biênio 2011/2012, eleita para o cargo recentemente juntamente com o vice-presidente e corregedor desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Júnior promete para a segunda semana de 2011, a definição do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, garantindo maior eficiência às ações de TI – Tecnologia da Informação – alinhada com as diretrizes nacionais e os projetos estruturantes do CSJT.

A desembargadora registrou ainda a importância do apoio da Associação dos Magistrados da 14ª Região (Amatra 14) e frisou que vai procurar administrar as necessidades e melhorar a interação e o alinhamento organizacional, reafirmando sua intenção de se dedicar às atividades coletivas com vistas ao atendimento do interesse público e o bem comum. Mas, segundo Vania Abensur, com o êxito não se consegue apenas com as ações, valorizar e ouvir aqueles que nos cercam, dar-lhes espaço para externarem as suas ideias e sugestões será observado com a atenção merecedora. “Os avanços e o ótimo clima organizacional e funcional conquistado precisa ter continuidade”.

A história dos 25 anos de atuação do TRT na jurisdição dos Estados de Rondônia e Acre é uma trajetória que necessita ser resgata, até pela importância real disso para o conjunto das sociedades dos dois Estados. Nesse período, houve uma evolução das antigas sete primeiras Juntas de Conciliação e Julgamento instaladas nos ciclos de extração do ouro e cassiterita em cidades como Porto Velho (2), Rio Branco, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim, uma cada, para as atuais 32 Varas do Trabalho, oito delas em funcionamento na capital de Rondônia, quatro em Rio Branco (AC) e 20 outras nos municípios acreanos e rondonienses do interior.

A desembargadora afirmou, ainda, que tanto Rondônia quanto o Acre vivem um novo processo de desenvolvimento com a construção das hidrelétricas santo Antônio e Jirau no rio Madeira e outros investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na região.

Em comparação ao aumento de demandas da Justiça do Trabalho em anos anteriores, a magistrada disse que o que presenciou no final da corrida do ouro em Rondônia, agora se renova com as obras das duas hidrelétricas, principalmente, podem gerar o aumento do movimento processual, e tornar inadiáveis mais investimentos na ampliação do quadro de juízes e servidores, mesmo com o incremento do processo eletrônico O Tribunal é apontado como um dos mais céleres do país no ranking nacional, no desempenho das metas estratégicas nacionais desde 2009.

 

Fonte: TRT14