Vara avalia situação de crianças em cinco abrigos de Icoaraci (PA)

Compartilhe

(Ricardo Lima/TJPA)

A Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci realizará, no período de 22 a 30 de maio, a XV Jornada de Audiências Concentradas, envolvendo 5 Entidades de Acolhimento Institucional, que atendem crianças e adolescentes do distrito. Os atos processuais acontecem no Fórum Distrital de Icoaraci a partir das 8 horas, e serão realizados pelo juiz titular, Antônio Cláudio Von Lohrmann Cruz.

Durante as audiências concentradas o magistrado vai analisar as possibilidades concretas do retorno dos acolhidos às suas famílias de origem ou extensa. As condições de reintegração da criança/adolescente são avaliadas mediante estudos prévios e análise do Plano de Atendimento Individual (PAI), encaminhado pelos Programas de Acolhimento Institucional, para que, durante a audiência, os casos já estejam bem analisados e fundamentados.
Participarão da XV Jornada técnicos de diversos órgãos envolvidos no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, como CRAS e Secretarias de Saúde e Educação, ou conforme a demanda e interesses levantados junto às Entidades de Acolhimento Institucional, no intuito de reavaliar a medida protetiva aplicada a 18 crianças/adolescentes do distrito.
O calendário de atividades da Vara prevê ainda o convite aos componentes da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, visando assegurar o pleno atendimento dos direitos dos acolhidos, os estudos dos casos individualizados, a busca de estratégias prévias de ações, além da própria realização das audiências concentradas.
Esse mecanismo de audiências concentradas está em consonância com a Instrução Normativa nº 02/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com as orientações da Coordenadoria da Infância e Juventude do Pará (CEIJ/PA).

Fonte: TJPA