Vara da Infância retoma Audiências em instituição de acolhimento para menores

Compartilhe

A 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba retomou esta semana as audiências concentradas, a partir da instituição Morada do Betinho. O objetivo é encontrar soluções para retirar crianças ou adolescentes de casas de acolhimentos para reintegrá-los a sua família de origem, ou encaminhá-los a uma família substituta.

Com a expectativa de poder dar celeridade as audiências e ouvir o máximo de crianças possível, a visita à Morada do Betinho é a primeira em 2014. Para este mês, a previsão é de que 103 crianças e adolescentes de 10 instituições acolhedoras sejam escutados.

Adhailton Lacet, que responde pela 1ª vara, realiza o trabalho junto com órgãos como Ministério Público, secretários dos estados que respondem por áreas que abrangem a infância e juventude, magistrados, bem como pais e responsáveis pelas crianças. Para o magistrado, “é importante que os menores sejam ouvidos, que estejam bem e que possam voltar a fazer parte de um lar”.

 “Normalmente essas crianças se encontram em situação de risco ou abandono. A partir disso elas são acolhidas com a perspectiva do retorno dela a sua família de origem, ou a alguma outra substituta. Não é o foco que elas se perpetuem em instituições de abrigo, mas a prioridade maior é o bem estar da criança ou adolescente”, afirmou.

Fonte: TJPB