Vara de Execuções Penais de Campina Grande está virtualizada

Compartilhe

Juízes, servidores, advogados e partes envolvidas em processos da comarca de Campina Grande já podem acompanhar a tramitação dos feitos por meio de qualquer computador conectado à Internet. A Vara de Execuções Penais (VEP) agora está totalmente virtualizada, conforme orientação do Conselho nacional de Justiça (CNJ), com a conclusão da digitalização dos feitos, realizada sob a orientação da Secretaria da Tecnologia de Informação (STI), do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O trabalho foi finalizado com um mês de antecedência e foram digitalizados mais de 3.800 processos. Segundo o juiz Fernando Brasilino, titular da 6ª Vara Criminal de Campina Grande, “a virtualização implica em mais celeridade processual e, consequentemente ganho de produtividade para o Poder Judiciário estadual e mais serviço prestado à sociedade”. O magistrado destacou, ainda, a eficiência e agilidade da equipe do TJ responsável pelos trabalhos.

De acordo com a STI, o procedimento envolveu não só a digitalização pura e simples, mas também, uma minuciosa análise de cada processo. “Durante a atividade, os dados são transferidos de forma criteriosa e cuidadosa para o novo sistema”, informou a secretária de Tecnologia da Informação, Lourdes Maria Coutinho.

A secretária disse, ainda, que, além da virtualização, foi feito um trabalho de redesenho da estrutura física da Vara de Campina Grande, objetivando a melhoria na qualidade do atendimento aos jurisdicionados.

O sistema E-Jus da VEP foi desenvolvido pelo TJPB em parceira com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O sistema E-Jus mostrou ser um projeto de sucesso, tanto que já foi levado para outros Estados, dentre eles o Maranhão e a Bahia”, informou o coordenador de Desenvolvimento da STI, José Teixeira de Carvalho Neto.

As próximas unidades judiciárias a serem virtualizadas são, respectivamente, Cajazeiras, Patos e Sousa, com previsão de conclusão desses trabalhos nos próximos dois meses.

Fonte: Ascom TJPB