O ano de 2015 representa o primeiro ciclo da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. A fim de exercer a Missão do Judiciário e de alcançar a Visão e os Macrodesafios previstos na Estratégia (Resolução CNJ n. 198/2014), o Conselho Nacional de Justiça institui Políticas Judiciárias, por meio dos seus atos normativos, para todo Poder Judiciário.

No âmbito dos tribunais, os planejamentos foram alinhados à Estratégia Nacional e foram desenvolvidos projetos/iniciativas estratégicas visando ao alcance dos Macrodesafios.

Além disso, para o bom desempenho da execução da Estratégia, a cada ano os tribunais brasileiros firmam compromisso com a sociedade por meio da pactuação das Metas Nacionais do Poder Judiciário, que são aprovadas em Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Nesse sentido, no 8º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em 2014, foram aprovadas 7 Metas Nacionais para o ano-base 2015.

A avaliação do primeiro ciclo da Estratégia do Judiciário 2020, portanto, ocorreu por meio da aferição do desempenho das Metas Nacionais de 2015 e das informações obtidas no Questionário “Execução da Estratégia Nacional 2015” enviado pelo Conselho Nacional de Justiça aos tribunais.

Os resultados alcançados na execução das 7 metas aprovadas para 2015 podem ser visualizados no Portal do CNJ, pelo link: Relatório Metas Nacionais do Poder Judiciário – 2015.

Já os dados do Questionário “Execução da Estratégia Nacional 2015” são apresentados no Relatório a seguir: Relatório de Acompanhamento dos Macrodesafios – 2015.