Educar as crianças através da arte e do esporte. Este é o caminho defendido e incentivado pelo Judiciário do Amapá. Projetos voltadas à infância e à juventude recebem uma atenção especial, e são estimulados a se multiplicar na região.
Uma das ações se concretizou ontem (12), quando a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), representada pela desembargadora Stella Ramos, e com o suporte do Fundo de Apoio ao Juizado da Infância e da Juventude do Amapá (FAJIJ), entregou instrumentos musicais e materiais esportivos, que serão utilizados em projetos das comarcas de Porto Grande e Oiapoque.
Os projetos receberam vários instrumentos musicais, como flautas, trompetes e saxofones, e materiais esportivos, incluindo coletes, shorts, chuteiras, camisas, bolas e luvas.
Conduzido pela 2ª Vara de Oiapoque, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, o projeto batizado de “Música na Fronteira” visa estimular a formação musical de crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos de idade, em situação de risco social – todas com baixa renda familiar e regularmente matriculadas em escolas públicas.
Voltado para o esporte e a educação ambiental, o projeto “Os Futuros de Porto Grande”, da Vara Única de Porto Grande, busca atender 50 crianças, na faixa etária de 10 a 15 anos. A ideia principal é dar às crianças atendidas o apoio educacional e esportivo que contribuirá em sua formação como cidadão.
Os juízes Diego Moura de Araújo e João Teixeira de Matos Junior agradeceram o reconhecimento dos projetos de suas comarcas e destacaram a importância do apoio do FAJIJ a ações que buscam o resgate de crianças e adolescentes na região.
Iniciativas que visem o bem-estar daqueles que são o nosso futuro, como as defendidas, praticadas e estimuladas pela justiça amapaense, merecem sempre o Nosso Aplauso!