Justiça maranhense disponibiliza áudios de julgamentos pela internet

Você está visualizando atualmente Justiça maranhense disponibiliza áudios de julgamentos pela internet
Compartilhe

Desde terça-feira (12/4), a Rádio Web Justiça do Maranhão transmite, em tempo real, todas as sessões das câmaras e do Pleno do Tribunal de Justiça (TJMA), simultaneamente, sempre a partir das 9h. Quem acessar o endereço da emissora pode ouvir não apenas a sessão transmitida ao vivo durante a programação, mas também as outras realizadas no mesmo horário, por meio de links.

Para ouvir a sessão constante da programação, basta acessar o site do tribunal (www.tjma.jus.br) e clicar no banner da rádio. No início da sessão, a emissora interrompe a transmissão musical e jornalística e passa a reproduzir o áudio dos julgamentos do órgão colegiado selecionado para o dia.

No mesmo endereço eletrônico, o ouvinte tem acesso às outras sessões por dois caminhos. Pelo primeiro, basta clicar em “A Rádio”, depois no link “Transmissões” e, em seguida, no “player” da agenda da sessão que se quer ouvir: cível, criminal ou sessão plenária. O outro caminho é mais direto. Após acessar o site da Rádio Web Justiça do Maranhão, o ouvinte clica em “Cobertura das Câmaras” e, depois, e no tocador da sessão escolhida.

Em transmissões pelos links paralelos ao da programação ao vivo da emissora, o áudio será interrompido apenas quando houver solicitação de intervalo pelos magistrados ou quando o processo a ser julgado tramitar em segredo de justiça. Assim que a sessão recomeçar, o som será restabelecido. Se isso não ocorrer automaticamente, basta clicar de novo no tocador.

Novo CPC – Em palestra recente, proferida a servidores do Judiciário maranhense, o desembargador Paulo Velten, presidente da Comissão Especial para Adequação da Estrutura e dos Procedimentos da Justiça de 1º e 2º graus ao Novo Código de Processo Civil, destacou a relevância da Rádio Web Justiça do Maranhão dentro do recém-implantado ordenamento jurídico. Velten lembrou que, de acordo com o novo CPC, os tribunais têm que estar preparados para a sustentação oral de advogados por videoconferência.

“Nesse ponto, a Rádio Web do Tribunal vai ter um papel muito importante, que é de permitir que o advogado, em outra cidade, possa acompanhar a sessão em tempo real e fazer também sua sustentação oral”, explicou o desembargador. Além dos advogados, as partes envolvidas nos processos da Justiça de 2º grau e quaisquer pessoas que quiserem ouvir as sessões poderão acompanhá-las a partir da inovação implantada pela Rádio Web Justiça do Maranhão.

Fonte: TJMA