Em nosso país, existem muitas pessoas com algum tipo de deficiência. São mais de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de dificuldade para ver, ouvir, se movimentar ou algum tipo de incapacidade mental. Para se ter uma ideia, se o Brasil tivesse 100 pessoas, aproximadamente 7 delas teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual.
Para falar sobre os avanços e os desafios envolvendo a acessibilidade no Judiciário e na sociedade, a revista eletrônica Link CNJ desta quinta-feira (24/6), às 21h, recebe o presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Joelson Dias, e a defensora pública Renata Flores Tibyriçá, coordenadora do Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria de São Paulo.
No quadro Uma História, Wallton de Souza Paiva, juiz substituto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) conta os desafios do seu dia-a-dia. Ele é deficiente visual desde que nasceu e, devido a uma doença congênita, é completamente cego do olho esquerdo desde os quatro anos de idade. Com esforço, superando desafios, se formou em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (TFPB) e é mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Hoje, trabalha mais de doze horas por dia na comarca de Pentecoste, há 95 quilômetros de Fortaleza.
E ainda tem o giro com as notícias mais importantes que estão rolando nos tribunais e nas redes sociais. O Link CNJ é exibido toda quinta-feira, às 21h, pela TV Justiça, com reprises nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30).
Acesse aqui para saber como sintonizar a TV Justiça na sua cidade
Ficha Técnica
Link CNJ na TV Justiça Direção: Betânia Victor Veiga Equipe CNJ: Produção: Lívia Faria |
Agência CNJ de Notícias
Assista a edição no canal do CNJ no YouTube