A Campanha de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Faça Bonito será lançada na próxima sexta-feira (15/5), às 8h30, no Fórum de Cuiabá (MT). O evento é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com o governo do estado. O objetivo é mobilizar e convocar toda a sociedade mato-grossense para o compromisso de proteger crianças e adolescentes.
Após a cerimônia, haverá palestras com a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, às 9h30, e com Terezinha Arruda, do Departamento de Serviço Social da Univag, às 11h. As atividades seguirão durante a semana de 18 a 25 de maio com distribuição de materiais educativos, divulgação de aplicativos para denúncias, capacitação de professores e agentes de saúde para que possam identificar casos de violência contra crianças, além da reativação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) e coordenador-adjunto da Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ), Luiz Octávio Saboia, a campanha trabalhará a prevenção e a repressão da violência contra crianças e adolescentes. “As ações de prevenção serão voltadas à conscientização e ao debate do tema. Já a repressão será realizada em parceria com as polícias Civil, Militar e Federal Rodoviária e órgãos como o Ministério Público para fiscalizar, identificar e coibir essa prática”, informou.
O magistrado acrescenta que os juízes do 1º Grau também estão mobilizados para impulsionar e julgar todos os processos que tratam de violência contra crianças e adolescentes em Mato Grosso na semana do dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fonte: CGJ-MT