Está disponível no portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br) o link da Oficina de Pais e Mães Online. A iniciativa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aborda o tema da separação de casal e tem como objetivo auxiliar famílias que enfrentam conflitos relacionados à ruptura do vínculo conjugal a desenvolverem uma relação emocional saudável com os filhos.
A oficina online também pode ser acessada no site do CNJ (www.cnj.jus.br/eadcnj). Não há restrições para o pai ou mãe que deseja participar da oficina. Basta preencher o formulário de inscrição e obter o login e senha de acesso. O curso possui carga horária de 20 horas, divididas em módulos com os temas: “Os efeitos da separação para os adultos”; “Os efeitos da separação para o seu filho”; “Você, seu filho e seu par parental”; “Alienação Parental” e “Escolhas”.
O conteúdo, desenvolvido pela juíza Vanessa Aufiero da Rocha, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), é o mesmo aplicado nas oficinas presenciais, com alterações previstas pelo novo Código de Processo Civil (CPC) e pela Lei de Alienação Parental.
O material ainda está disponível em formato PDF acessível a deficientes visuais. Para concluir cada módulo, o participante tem que responder a diversas questões. É pré-requisito para acessar o módulo seguinte acertar no mínimo 70% delas. Ao fim das aulas, o aluno poderá emitir uma declaração de conclusão no próprio ambiente virtual do curso. Não há prazo para que a oficina seja concluída.
Fonte: TJMT