Ainda dá tempo para as 79 comarcas de Mato Grosso se empenharem para conquistar as premiações oferecidas pelo Projeto Estratégico de Implementação do Orçamento Matricial no Poder Judiciário estadual (PJMT). Com objetivo de reduzir despesas do PJMT com energia, correio, telefonia fixa e telefonia móvel, o projeto realiza ranking das comarcas que mais economizaram e irá premiá-las, conforme a colocação de cada uma.
O ranqueamento será obtido com base no comparativo entre as comarcas de mesma entrância. Para isso, os gestores de pacote deverão encaminhar o resultado das despesas à equipe guardiã do método até 20 do mês seguinte ao do fechamento das contas. Em outubro, em sessão plenária, será feita a entrega dos selos de reconhecimento às comarcas que atingirem a meta definida pela administração, no período de 1º de abril a 30 de setembro.
Para receber o Selo Bronze, a comarca deve atingir a meta de reduzir duas despesas, das quatro definidas. Para o Selo Prata, a comarca deverá baixar três custos. E, para obter o Selo Ouro, será preciso bater a meta das quatro despesas. Por fim, para conquistar o Selo Diamante, a comarca deve atingir as quatro metas, bem como estar ranqueada em primeiro lugar na entrância.
As comarcas que receberem os selos de reconhecimento Ouro serão contempladas com palestra motivacional e aquelas que receberem os Selos Diamante serão contemplados com um treinamento personalizado de até três dias. Ambos serão realizados no fórum da comarca.
Conforme a assessora de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJMT, Vera Lícia de Arimatéia Silva, o resultado do ranking será coletado até outubro e a premiação deve ser entregue até o fim de novembro. “Nós, da Coordenadoria de Planejamento, juntamente com a Escola dos Servidores, estamos montando um projeto para atender as comarcas na premiação. A nossa preocupação é que seja uma premiação compatível com o período e a quantidade de despesas selecionadas. Lembrando que são apenas seis meses de disputa e quatro despesas. Ainda é uma fase piloto, mas futuramente queremos melhorar a estrutura, incluindo novas despesas e melhorando as premiações”, salientou.
Vera destacou que os prêmios terão caráter mais pessoal e de desenvolvimento humano. “Queremos levar aos servidores conhecimentos que os auxiliem não apenas no ambiente de trabalho, mas principalmente na vida pessoal. A nossa preocupação de levar os cursos e palestras até as comarcas é para agraciar o maior número de pessoas possível. Já identificamos que tem entrância na atual conjuntura com vários Selos Prata e tem muita possibilidade de Selo Ouro. Basta um esforcinho de uma ou outra despesa para chegar à meta. Este é o momento de correr atrás. Atitudes como esquecer o ar-condicionado ligado ou a luz acesa não são compatíveis com o projeto. Todos estão se monitorando e fiscalizando para reduzir cada vez mais as despesas”, relatou.
Fonte: TJMT