Reeducandos concluem curso de informática básica em tribunal paraense

Você está visualizando atualmente Reeducandos concluem curso de informática básica em tribunal paraense
Compartilhe

Dez adolescentes que cumprem medidas socioeducativas pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém (PA) receberam, na sexta-feira (8/3), o certificado de conclusão do curso de informática básica ofertado pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O objetivo é preparar os adolescentes para atividades laborais em diversos setores do Judiciário local, conforme prevê o convênio de cooperação técnica firmado com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).

No discurso de abertura, o responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, parabenizou os envolvidos no curso e destacou que a ressocialização deve ser o caminho para inibir a prática de novos atos infracionais. Emocionado, o reeducando M.S.S. considerou que se inicia para ele uma nova fase. “Quando comecei a fazer coisas erradas, minha família me abandonou. Isso foi muito duro para mim. Precisei ser preso para refletir sobre minha realidade. Hoje, estou aqui como estagiário de um tribunal. Nunca imaginei isso. Eu não era exemplo para ninguém, mas agora minha família tem orgulho de mim”, disse.

O titular da 3ª Vara da Infância e Juventude da capital, juiz Vanderley de Oliveira Silva, coordenador do projeto, afirmou que a conclusão do curso e o estágio são passos para a superação. “A profissionalização e a educação são fundamentais para o exercício da cidadania plena”, afirmou.

Na segunda-feira (11/4), os adolescentes iniciaram estágio em 11 setores do TJPA: 3ª Vara da Infância e Juventude, Ceij, gabinete do desembargador José Maria Teixeira do Rosário, protocolo dos fóruns cível e criminal, arquivo, central de mandados cíveis, Secretaria de Planejamento, Secretaria do Fórum de Benevides e setores de autuação e emissão de certidão cível.

Os adolescentes recebem bolsa de R$ 704,00, mais auxílio transporte. Além dos conteúdos básicos de Excel, Word, Internet, Windows 8 e Scanner, o curso abordou assuntos como relações interpessoais no trabalho, estrutura e funcionamento do TJPA, e direitos e deveres do estagiário. O curso foi ministrado pelo instrutor e servidor da Secretaria de Informática do TJPA, Bruno Cardoso.

Com carga de 30 horas, a capacitação foi realizada no Fórum Cível de Belém, em uma sala adaptada para essa finalidade, e contou com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal. Uma nova turma está prevista para iniciar este mês. Nas próximas edições, carga horária e conteúdo serão ampliados.

Fonte: TJPA