Um total de 15.737 audiências foi designado, no âmbito do Judiciário baiano, para a XV Semana Nacional de Conciliação. Conforme relatório, 7.719 dessas audiências foram realizadas, das quais 1.015 resultaram em acordo. Os acordos firmados durante a ação, que atendeu 16.961 pessoas em todo o estado da Bahia, somaram R$ 2.488.892,00.
A XV Semana Nacional de Conciliação ocorreu entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro, em todo o país. A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi realizada, pela primeira vez, de forma virtual.
A Semana de Conciliação busca dar uma resposta mais célere para as partes, contribuindo para a diminuição da quantidade de processos no Judiciário. Além disso, tem o intuito de promover a cultura de paz.
Barreiras
Com o quantitativo médio de 11 audiências diárias, entre 30 de novembro a 4 de dezembro, a 1ª Vara de Família de Barreiras (BA) realizou uma série de audiências virtuais, a fim de conciliar e possibilitar às partes as resoluções autocompositivas dos conflitos.
Essa foi a primeira vez na sua história que a unidade realizou, de forma virtual, os encontros com partes, advogados e conciliador. Os desafios são enormes, mas o esforço e a dedicação coletiva em prol da prestação jurisdicional, neste momento de enfrentamento a uma pandemia, fizeram com que a unidade se fortalecesse.
A XV Semana de Conciliação trouxe o conceito “Conciliação: menos conflito, mais resultado”. A ação mostra como o método de solução de conflitos pode gerar acordos que priorizam as condições das partes, sem que elas passem por — ou reduzam — eventuais desgastes e custos de um processo judicial.
O lema da autocomposição é solucionar conflitos de forma consensual, seja na área de família, cível, consumidor ou até mesmo fazendária. Esse método (autocomposição) é um sinônimo para audiência de conciliação, trata-se de um procedimento de resolução de conflitos, no qual se busca uma solução que atenda ao interesse de todos.
Fonte: TJBA