TO: Ações da Justiça Eleitoral reforçam consciência política dos jovens eleitores

Você está visualizando atualmente TO: Ações da Justiça Eleitoral reforçam consciência política dos jovens eleitores
Foto: Lilia Mara/TRE-TO
Compartilhe

Promover a educação política da sociedade faz parte da visão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). E ações estratégicas têm sido realizadas pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros com foco no público jovem.

Em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, o Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro promoveu a conscientização, capacitação, mobilização e inclusão social e política dos estudantes tocantinenses. Trabalho que é encorajado pelos resultados obtidos nas urnas. O número de jovens eleitos no Tocantins cresceu 25,9% em relação às eleições municipais de 2016.

Os eleitores com idade entre 16 e 24 anos no Tocantins somam 174.551 pessoas. O estado é o quarto da região Norte com o maior número de eleitores nessa faixa etária. Em 2020, a participação deles no processo político cresceu e o número de representantes jovens que vão assumir uma cadeira nos poderes Executivo e Legislativo do estado a partir de 1º de janeiro passou de 27, nas eleições de 2016, para 34 em 2020. No geral, eles representam 2,14% do total dos candidatos eleitos no estado.

Em todo o país, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, 1.224 jovens com idade entre 18 e 24 anos foram eleitos. Deste total, 1.178 para o cargo de vereador, 23 prefeitos e 22 vice-prefeitos.

Balanço

Em 2020, cerca de dois mil jovens participaram do projeto Agentes da Democracia em Tocantins, entre eles estudantes do ensino médio e universitários de 13 municípios. Jogos de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o processo eleitoral, utilização da urna eletrônica, segurança do processo eleitoral, palestras sobre voto consciente e rodas de conversa com magistrados e servidores de áreas técnicas do TRE-TO fazem parte das atividades de educação política.

Devido a pandemia da Covid-19, boa parte dos atendimentos foi realizada à distância, com a promoção de lives e debates do projeto Jornada Eleitoral. Também teve concurso de vídeo com estudantes do ensino médio de Lizarda (TO), para despertar a consciência dos alunos sobre as funções do prefeito e vereador. A ação envolveu 131 jovens e a estudante Jardiane Ribeiro Alves, do 1º ano do Ensino Médio da Escola 31 de Março foi a vencedora. Confira o vídeo.

Desafios

A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE-TO, Kathiene Pimentel, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido em 2020 diante do cenário de pandemia. Segundo ela, mesmo com o distanciamento social as ações de conscientização do eleitorado jovem no Tocantins foram mantidas.

“O público jovem precisa cada vez mais entender a importância de sua participação, seja como eleitor consciente, seja como futuro candidato. Neste sentido, promovemos lives com temas de interesse do público jovem, incentivamos os estudantes a discutir as responsabilidades dos papéis de vereadores e prefeitos e, através de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado (Seduc), propagamos, por meio de aplicativos de mensagens, materiais produzidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e TRE Tocantins, com temas relacionados ao processo eleitoral.  Com estas ações, esperamos ter conseguido mobilizar uma parcela desses jovens para que pensem, discutam e vivam a política com a seriedade e consciência necessária para o fortalecimento do regime democrático”, explicou a coordenadora.

Fonte: TRE-TO