Justiça Federal da 3ª Região promove evento sobre sequestro internacional de crianças

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 3ª Região promove evento sobre sequestro internacional de crianças
Compartilhe

Uma parceria entre o grupo de juízes de enlace brasileiro para a Convenção da Haia sobre sequestro de menores e a Escola de Magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) promove o seminário Proteção da criança no âmbito da subtração internacional: experiência comparada na América Latina. O evento começou nesta quarta-feira (16/2) e vai até o dia 18, com palestras realizadas pela manhã e transmitidas pelo canal da Escola no YouTube.

O objetivo é apresentar a atuação da magistratura argentina, uruguaia e mexicana na aplicação das normas da Convenção da Haia sobre sequestro internacional de crianças e iniciar uma nova fase de abordagem da Convenção de 1980 na Justiça Federal brasileira, com o intercâmbio de ideias e de boas práticas entre juízes e juízas de diferentes países.

A desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e juíza de enlace da Convenção da Haia, Daniele Maranhão, foi debatedora da palestra “Experiência uruguaia na proteção da criança subtraída de sua residência habitual”, proferida pela juíza de enlace María Lilián Bendahan Silvera. Durante o debate, Daniele Maranhão elogiou a metodologia de cumprimento da convenção no Uruguai. “É surpreendente como há efetividade na interpretação da Convenção no Uruguai, que tem personificado o princípio da celeridade. Eu percebo que a participação do juiz de enlace se torna muito maior quando a legislação permite que possamos nos dirigir imediatamente ao Judiciário.”

O primeiro dia do seminário também contou com o painel “Conselho Nacional de Justiça no Brasil e a Convenção de Subtração Internacional de Crianças”, apresentado pela corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura. A mesa foi presidida pelo desembargador federal Theophilo Antonio Miguel Filho, corregedor Regional do TRF2 e juiz de enlace.

Até sexta-feira (18/2), ainda serão realizadas as palestras “Aspectos controvertidos sobre a aplicação da Convenção de 1980 à luz da experiência brasileira”, pelo desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, vice-presidente do TRF2, e coordenador nacional dos juízes de enlace; “Experiência argentina na proteção da criança subtraída da sua residência habitual”, com a juíza de enlace Argentina, Graciela Tagle de Ferreyra; “Atuação do juiz de enlace à luz das convenções de 1980 e 1996 da conferência da Haia de Direito Internacional Privado”, pelo representante da Conferência da Haia para a América Latina e Caribe, Ignacio Goiocoechea; e “Experiência mexicana na proteção da criança subtraída da sua residência habitual” com o juiz de enlace do México, Oscar Gregorio Cervera Rivero.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais